Enquanto no motor a gasolina - mistura gasosa ar - gasolina - é inflamada por meio de uma faísca elétrica produzida pela vela de ignição, no motor diesel não existem velas de ignição e no ligar de gasolina utiliza-se óleo diesel.
A ignição, num motor a diesel, é provocada pela compressão que faz elevar a temperatura do ar na câmara de combustão de tal modo que esta atinja o ponto de alta inflamação do combustível.
O óleo diesel, que se vaporiza menos que a gasolina, não é introduzido na câmara de combustão sob a forma de mistura com ar, mas sim injetado sob alta pressão por meio de um injetor. Na câmara de combustão, o óleo diesel inflama-se em contato com o ar aquecido por efeito da forte compressão. Uma bomba acionada pelo próprio motor fornece o óleo diesel a cada injetor em determinadas quantidades e sob elevada pressão.
O acelerador regula a quantidade de combustível fornecido pela bomba e, consequentemente, a potência gerada no motor.
As vantagens dos motores a diesel residem no seu maior rendimento (que seria redução no custo com combustível), na sua maior duração e na diminuição dos custos com manutenção.
Entre as desvantagens deste tipo de motor, estão incluídas um elevado preço, maior peso, a vibração que produz em baixa rotação, o cheiro do combustível queimado (forte), o ruido - superior a um motor a gasolina e uma menor capacidade de aceleração.
Num motor de automóvel a gasolina médio, a mistura gasosa sofre uma compressão que reduz o seu volume acerca de um nono de seu valor inicial, o que o corresponde a uma relação ou taxa de compressão de 9:1. Num motor a diesel está relação pode atingir 22:1, de modo a aumentar a temperatura do ar.
Nas câmaras de combustão do motor a diesel, muito menores que as de um motor a gasolina, a taxa de compressão, sendo mais elevada, resulta num aumento de rendimento pois é maior a conversão de energia calorifica em energia mecânica, além disso, há menos perca de calor nessas câmaras.
Cada cilindro num motor a diesel apresenta um injetor que assegura o fornecimento de combustível na quantidade correta e no devido momento. Uma bomba, que gira a metade do número de rotações do virabrequim, impulsiona o combustível para os injetores e destes para as câmaras de combustão, seguindo a ordem de ignição.
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