19 de abr. de 2017

Diferença entre turbina monofluxo e pulssativa

Sistema Monofluxo;


No sistema monofluxo os gases que saem do escapamento passam por um único canal, nesse sistema existe até uma ante câmara onde os gases se acumulam para empurrar de uma vez as aletas do turbo.

Vantagens: As vantagens desse turbo é que são fáceis de instalar pois já encontra-se kits prontos no mercado e os coletores não precisam ser refeitos ou redimensionados, podem ser instalados varias partes do cofre, outra vantagem é o preço mais acessível, por isso encontra-se kits prontos para motores 1.0 até motores de cilindrada maior.

Desvantagens: Para um turbo monofluxo funcionar ele precisa preencher todo um espaço com com os gases de escapamento e ele é acionado em rotações ,mais altas, e quando é acionado causa um tranco (turbo-lag) pois a concentração de gases é enorme, para minimizar este tranco os preparadores utilizam turbos menores que começam a atuar mais cedo por terem menos espaço para ser preenchido pelos gases, mas isso mata o motor em alta rotação podendo atrapalhar em uma ultrapassagem, ou seja, quanto melhor o fluxo de gases pela turbina melhor sera o desempenho do motor.

Sistema Pulsativo:
Já neste sistema os gases passam por um canal duplo que se cruzam e entram no coletor dividindo-se um duto para os cilindros 1 e 4 e o outro duto para o cilindro 2 e 3, para funcionar corretamente necessita-se de um conjunto pulsativo, ou seja, o turbo e o coletor de fluxo duplo. Este coletor é formado por quatro dutos individuais, um para cada cilindro (motores de 4 cilindro). Estes quatro dutos terminam numa dupla de canais, que jogam os gases do motor direto na turbina, de forma alternada. Daí o nome pulsativo. Com isso, a passagem dos gases pela turbina é bem mais linear e direta, fazendo com o rotor comece a girar mais cedo e mais sincronizado com o funcionamento do motor.

Vantagens: Nesse sistema o coletor é construído seguindo a ordem de explosão dos cilindros, isso evita turbulências, reduz os contras na turbina e até a temperatura do motor, esse sistema tem uma pegada melhor pois atua bem até em baixas rotações, desta forma podendo usar turbinas maiores, o motor funciona de forma mais gradual, passando do sistema monofluxo para um pulsativo, ou seja, trocando o coletor e o turbo já se tem um aumento de 20% de potência com a mesma pressão, e a passagem do gases é mais livre desta forma o motor gira mais livre.

Desvantagens: Este sistema requer um coletor feito sob medida especificamente para aquele sistema e nem todos os carros podem usar este sistema porque requer um espaço maior no cofre do motor, este sistema tem um custo mais elevado pois não há kits prontos no mercado é um sistema mais complexo de instalação, mas em compensação como vimos ele tem um ganho considerável de potencia em relação ao sistema monofluxo.

Um comentário:

  1. Bem melhor que a explicaçao do 4 rodas. Parabens ai bem esclarecedor e objetivo.

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