6 de abr. de 2017

Suspensão de Trapézio Articulado.


Os sistemas de forquilhas ou triângulos articulados duplos – trapézio articulado -, é um sistema vulgar de suspensão dianteira independente.
Além de manter as rodas na posição adequada e transmitir a carga às molas, as forquilhas articuladas devem também resistir às forças originadas quando o automóvel acelera, freia ou faz uma curva como as duas primeiras destas forças atuam longitudinalmente em relação ao automóvel, torna-se necessária a utilização do sistema de forquilhas. Que proporciona uma base larga.
A disposição de todo o conjunto (o comprimento, a posição e o ângulo de articulação de seus elementos) condiciona a trajetória das rodas das rodas quando o automóvel se desloca em um pavimento de superfície irregular. O comportamento das rodas, por sua vez, influencia o comando da direção, a aderência a faixa de rodagem e o desgaste dos pneus.
S e as forquilhas, superior e inferior, forem paralelas e do mesmo comprimento, as rodas não se inclinarão ao moverem-se para cima e para baixo, devido as irregularidades do piso. Contudo, ocorre uma pequena variação na via – distância entre as rodas, medida transversalmente ao automóvel -, o que reduz a duração dos pneus. Nas curvas, a eficiência das rodas diminui, já que estas se inclinam para fora, acompanhando a carroceria.

Atualmente, as forquilhas, em geral não são nem paralelas nem do mesmo comprimento, sendo a de cima a mais curta. Em consequência, as rodas não se mantem verticais quando se movem para cima e para baixo, devido as irregularidades do piso, mas inclinam-se ligeiramente para dentro. Em consequência disto, torna-se possível um melhor comportamento nas curvas, já que quando a carroceria se inclina para fora, a roda que se encontra mais afastada no lado de dentro da curva, ou seja, a que exerce mais pressão sobre a fixa de rodagem, fica mais ou menos perpendicular ao solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetado e Publicado por .. Blogger Templates