Os sistemas de forquilhas ou triângulos articulados duplos –
trapézio articulado -, é um sistema vulgar de suspensão dianteira independente.
Além de manter as rodas na posição adequada e transmitir a
carga às molas, as forquilhas articuladas devem também resistir às forças
originadas quando o automóvel acelera, freia ou faz uma curva como as duas
primeiras destas forças atuam longitudinalmente em relação ao automóvel,
torna-se necessária a utilização do sistema de forquilhas. Que proporciona uma
base larga.
A disposição de todo o conjunto (o comprimento, a posição e
o ângulo de articulação de seus elementos) condiciona a trajetória das rodas
das rodas quando o automóvel se desloca em um pavimento de superfície irregular.
O comportamento das rodas, por sua vez, influencia o comando da direção, a aderência
a faixa de rodagem e o desgaste dos pneus.
S e as forquilhas, superior e inferior, forem paralelas e do
mesmo comprimento, as rodas não se inclinarão ao moverem-se para cima e para
baixo, devido as irregularidades do piso. Contudo, ocorre uma pequena variação
na via – distância entre as rodas, medida transversalmente ao automóvel -, o
que reduz a duração dos pneus. Nas curvas, a eficiência das rodas diminui, já que
estas se inclinam para fora, acompanhando a carroceria.
Atualmente, as forquilhas, em geral não são nem paralelas
nem do mesmo comprimento, sendo a de cima a mais curta. Em consequência, as
rodas não se mantem verticais quando se movem para cima e para baixo, devido as
irregularidades do piso, mas inclinam-se ligeiramente para dentro. Em consequência
disto, torna-se possível um melhor comportamento nas curvas, já que quando a
carroceria se inclina para fora, a roda que se encontra mais afastada no lado
de dentro da curva, ou seja, a que exerce mais pressão sobre a fixa de rodagem,
fica mais ou menos perpendicular ao solo.
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