A distribuição, ou seja, o sistema de comando das válvulas é
concebido para que cada uma delas abra e feche no momento apropriado do ciclo
de 4 tempos, se mantenha aberta o período de tempo necessário para possibilitar
uma boa admissão da mistura gasosa, a completa expulsão dos produtos da
combustão e funcione suave e eficientemente nos mais variados regimes de
rotação do motor.
Há vários processos para atingir estes objetivos. No sistema de
balancins acionados por hastes impulsoras os tuchos recebem o movimento de uma
arvore de comado de válvulas situado no interior do bloco. O virabrequim aciona
a arvore de comado de válvulas por intermédio de uma corrente, ou por um
conjunto de engrenagens ou ainda por correia dentada, numa relação 2:1, ou
seja. Enquanto o virabrequim da duas voltas, a arvore de comando das válvulas
completa uma. Para um bom funcionamento, as válvulas devem, ao fechar, ajustar-se
perfeitamente as suas sedes. Para tal, deve existir uma folga entre a válvula
fechada e seu balancim. Esta folga, que normalmente é maior na válvula de
escapamento no que na admissão, tem em conta a dilatação da válvula quando
aquecida.
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