Bom galera hoje trago a vocês a história do Fiat Stilo, Carro que foi produzido na Europa de 2001 a 2007 e no Brasil de 2002 a 2010, sua classe é a Hatch Médio Premium, podia ser equipado com 3 motorizações a 1.8 8V L4, 1.8 16V L4 e 2.4 20V L5 (mesmo no Marea), sua transmissão era de 5 marchas manual ou automática dualogic, seu peso era aproximadamente 1230/1235 (Dualogic)/1330 e tinha um tanque de combustível de 58 litros.
O Fiat Stilo é um carro italiano e existiram algumas versões dele que não chegaram ao Brasil como a Statio Wagon, ou simplesmente o design diferente do porta malas.
Chegando ao Brasil em 2002 foi lançado com modelo 2003 nas versões 1.8 8V de 103 cv, 1.8 16V de 122 cv, e como a maioria dos outros carros era 4 cilindros também(exceto a versão Abarth que era o mesmo motor 5 cilindros do Marea que não foi muito vendida pelo seu alto preço), também foi lançada a versão Abarth que era a 2.4 20V de 167 cv, seu destaque em relação a outros carros era o sky window que era a abertura de um teto de vidro relativamente grande.
Foi langaça uma versão especial em 2005 para homenagear a aposentadoria de Michael Schumacher da formula 1 ficando conhecida como Schumacher Season, com rodas exclusivas e nas cores vermelha ou amarelo mais adiante lançaram nas cores cinza ou preto.
Em 2006 foi lançado o primeiro Stilo Flex com 114 cv no Etanol, no motor 1.8 8V.
Em 2007 lançou a versão Sporting com vários equipamentos como r-condicionado Dual-Temp e Rádio Connect com CD player, leitor de MP3/WMA, entrada Ipod e USB, e viva-voz Bluetooth, teto solar Sky Window , rodas aro 17" e Piloto Automático.
Em 2008 veio a versão com o câmbio automatizado dualogic menos da versão Abarth que continuava com o manual de 5 marchas, e foram adicionados alguns detalhes novos como alguns retoques no exterior como novas lanternas dianteiras e traseiras, novos para-choques dianteiros, frisos cromados etc.
No mesmo ano foi elegido pela Revista Quatro Rodas como a compra do ano superando concorrentes como o VW Golf e o Chevrolet Astra.
E sua ultima versão a ser lançada no Brasil foi em 2009 com a versão BlackMotion, chegando ao fim da linha de produção em 2010 com a chegada do Fiat Bravo no Brasil.
O Fiat Stilo gerou para a Fiat um prejuízo de 2 milhões de euros, ou seja, 2600 euros por carro.
Como todo carro também tinha concorrentes como o VW Golf, Astra, Vectra GT, Peugeot 207 e o Focus, ao chegar no Brasil foi o primeiro carro a contar com a tecnologia Bluetooth de telecomunicação, e também foi o primeiro automóvel da Fiat a contar com o sistema Dualogic e de 2002 a 2003 foi eleito o carro do ano pela revista Autoesporte.
Seu desempenho foi muito criticado pois no começo ele utilizava a mesma linha de motores da GM que equipavam o Corsa, Montana e Meriva, e as maiores críticas foram para as versões esportivas como a Sporting e Schumacher. A unica versão que teve um sucesso maior no quesito desempenho foi a Abarth, mas não fez muito sucesso devido ao seu valor elevado de compra para a época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário