5 de mai. de 2017

História do Focus




Bom, galera é uma história meia grande mas tentei resumir o máximo possível espero, que gostem.

O Focus foi lançado em 1998, muito divulgado no Brasil como sucessor do Escort e do Verona, era para o modelo chegar em 1999 trazendo também a versão Wagon, mas acabou chegando com dois anos de atraso, no ano de 2000 o Focus finalmente era lançado no Brasil em versão básica e ghia. Sua motorização eram os Zetec SE, 1.8 16v de 115cv (apenas no hatch em versão Base) e 2.0 16v de 130cv nas versões Base sedan, em 2002 o hatch também ganha o motor 2.0 que equipa o sedan. Em 2003 foi lançada a primeira serie especial do focus com a produção de 360 unidades do XR 2.0 16V, que era baseado na versão Básica em equipamentos e tinha como diferencial as rodas de desenho exclusivo aro 16", suspensão levemente rebaixada, piscas dianteiros e laterais com lente branca e bancos em tecido exclusivo, porém, curiosamente, a versão esportiva tinha apenas 126cv, menos que as versões de linha, além de não haver disponibilidade de itens simples, como Airbag duplo e Freios ABS. No mesmo ano também passou a ter a opção com câmbio automático de 4 marchas.

Em 2004 teve sua primeira reestilização passando a utilizar a mesma frente que os europeus utilizavam desde 2002, e foi inserido um novo motor de fabricação brasileira o Zetec RoCam 1.6 8v de 103cv, e eram vendidos em 4 versões GL 1.6 (somente no hatch), GLX 1.6, GLX 2.0 16v e Ghia 2.0 16v. Em 2005 o focus sul americano foi  equipado com o motor Duratec 2.0 16v em substituição ao Zetec SE 2.0 16v. Gerava 147cv com câmbio manual e 140cv com câmbio automático, devido a diferentes calibrações da injeção 

Depois disso, o carro foi esquecido pela Ford no Brasil até 2007, quando finalmente o motor Zetec RoCam 1.6 passou a ser Flex,O motor passou a gerar 113cv. Em 2008, as últimas novidades da primeira geração: fim da versão Ghia, surgimento da versão GL 1.6 para o sedan e versões GLX com detalhes externos do falecido Ghia. 

A primeira geração MK1 (2001 a 2003), foi lançada no Brasil com nas versões:Básica hatch: 1.8 16v Zetec SE (manual de 5 marchas e 115cv)
Básica sedan: 2.0 16V Zetec SE(manual de 5 marchas e 130cv)
GLX hatch: 1.8 16v Zetec SE (manual)
GLX sedan: 2.0 16v Zetec SE (manual)
Ghia hatch e sedan: 2.0 16V Zetec (manual de 5 marchas e 130cv e automático de 4 marchas e 126cv)
XR hatch: 2.0 16V Zetec SE(manual de 126 cv)
Na segunda metade de 2005, até início de 2008, fora aposentado o motor Zetec, e implementado o moderno Duratec, ficando assim:
GL hatch: 1.6 8V Rocam* (manual de 113 cv)
GLX hatch e sedan: 1.6 8V Rocam* (manual de 113 cv ) e 2.0 16V Duratec HE (manual de 147 cv e automático de 140 cv)
Ghia hatch e sedan: 2.0 16V Duratec HE (manual de 147 cv e automático de 140 cv) As versões com a motorização 1.6, ganharam o recurso FLEX, no modelo 2008, com potência de 105 cv na gasolina e 112 cv usando etanol.
Em 2008, lançado oficialmente no Brasil, a segunda geração do Focus (MK2,5*), também fabricado na Argentina, e num primeiro momento, apenas com a motorização 2.0L, ficando assim:
GL (antigo)hatch e sedan: 1.6 8V Rocam Flex (manual de 105/113 cv)
GLX (antigo) hatch e sedan: 1.6 8V Rocam Flex (manual de 105/113 cv)
GLX (novo) hatch e sedan: 2.0 16V Duratec HE (manual de 147 cv e automático de 140 cv)
Ghia (novo) hatch e sedan: 2.0 16V Duratec HE (manual de 147 cv e automático de 140 cv)O MK2, lançado em 2004 na europa, não chegou a ser vendido no Brasil. Recebemos, então, a geração MK2 reestilizada (apelidada de "MK2,5"), lançado no final de 2007 no velho continente
A segunda geração do Focus chegou ao Brasil em 2008. O Focus ganhou o motor Sigma 1.6 16v de 115cv Flex. O motor estava disponível na versão GLX. Em 2010, uma nova versão básica GL chega ao mercado e novamente atrasado, o motor Duratec 2.0 16v passou a ser Flex, quase 5 anos depois dos principais concorrentes.
Em 2009 a Ford parou de produzir o Focus de primeira geração (MK1,5), e implantou a motorização Sigma 1.6 Flex e criou a versão de entrada, chamada GL, ficando assim:
GL: 1.6 16V Sigma Flex (manual de 112/116 cv)
GLX: 1.6 16V Sigma Flex (manual de 112/116 cv) e 2.0 16V Duratec HE (manual e automático de 145 cv)
Ghia: 2.0 16V Duratec HE (manual de 147 cv e automático de 140 cv)

Em 2010 a Ford passou a comercializar as versões GLX e Ghia, equipados com o motor Duratec, na versão Flex:
GL: 1.6 16V Sigma Flex (manual de 112/116 cv)
GLX: 1.6 16V Sigma Flex (manual de 112/116 cv) e 2.0 16V Duratec HE Flex (manual e automático sequencial de 140/147 cv)
Ghia: 2.0 16V Duratec HE Flex (manual e automático sequencial de 140/147 cv)
Em 2011 versão Ghia foi renomeada para Titanium, recebendo alguns equipamentos adicionais (faróis direcionais, espelho eletrocrômico, sensor de chuva e sensor crepuscular).
A terceira geração do Focus (Mk3), foi apresentado oficialmente ao Brasil em setembro de 2013 e suas vendas começaram em outubro do mesmo ano, nas versões hatch e sedan, se destaca pelo nível de equipamentos e tecnologias adotadas. Sua motorização, agora recebe o 1.6L Sigma TiVCT Flex, que com as novas calibrações, rendem 130/135cv (gasolina/etanol), e o renovado 2.0L Duratec Direct Flex, sendo o primeiro motor a injeção direta a contar com tecnologia flex, rende 175/178cv (gasolina/etanol). O câmbio pode ser manual de 5 velocidades (IB5+) ou o automatizado de dupla embreagem PowerShift de 6 velocidades, sendo a automatizada, a única opção para os modelos equipados com a motorização de 2.0L
É disponibilizado da seguinte forma: 
S 1.6L : Motor TiVCT Flex de 135cv, trasmissão manual de 5 velocidades, Sync Media System, 2 air bags, freios ABS com EBD, rodas de liga leve 16", ar condicionado, direção elétrica.S 1.6L PowerShiftMesmos itens da versão S 1.6L mais, Transmissão automatizada PowerShift de 6 velocidades, AdvanceTrack(r) - controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampas (HLA), aviso de pressão baixa dos pneus.SE 1.6L

Histórico do Focus no Brasil.
1998: Lançamento na Europa e amplamente divulgado no Brasil como o sucessor do veterano Escort e Verona, embora tenha sido muito aguardado e divulgado, o modelo chegou com dois anos de atraso.
2000: Lançamento nas versões básica (motor 1.8 16V de 115 cv para hatch e 2.0 16V de 130 cv para sedã) e Ghia (2.0 16V de 130 cv para hatch e sedã). É o primeiro modelo em sua categoria com suspensão traseira multibraço.
2003: Série especial XR 2.0 16V com acabamento esportivo, rodas de 16 pol e teto solar, disponível apenas na cor prata. Opção de câmbio automático para o motor 2.0 16V. Teto solar ganha controle elétrico. Alteração interna com troca do revestimento aveludado claro pelo tecido cinza escuro. A versão 2.0 com câmbio manual passa a ter a potência diminuída para 126 cv.
2004: Substituição do motor 1.8 16V pelo 1.6 Zetec Rocam de 102,5 cv, de início no hatch (GL e GLX) e mais tarde no sedã (GLX). Mudanças de estilo (faróis, parachoques). Versões GLX e Ghia 2.0 16V permanecem.
2005: Substituição do motor Zetec 2.0 16V pelo Duratec 2.0 16V nas versões GLX e Ghia. A potência passa de 126 para 147 cv, com câmbio manual, e de 130 para 140 cv com câmbio automático.
2007: Lançamento do motor 1.6 Flex de 105/113 cv para versões GL e GLX.
2008: Lançamento da segunda geração em versões sedã e hatch, ambos na versão GLX e Ghia, com motor 2.0 16V a gasolina de 145 cv e câmbio manual ou automático. Saem de produção as mesmas versões da primeira geração. GL e GLX 1.6 (sedã e hatch) permanecem.
2010: Lançamento da versão 1.6 16V Flex de 115 cv e a criação da versão GL para a nova geração e a chegada do motor 2.0 16V Flex de 148 cv.
2013: Lançamento da terceira geração do Focus, com motorização 1.6L Sigma TiVCT de 130/135cv e 2.0L Duratec Direct Flex de 175/178cv.
Enfim galera como eu disse tentei resumir o máximo possível mas tem partes da história que são realmente importantes e não podem faltar. Obrigado a todos que leram até aqui, e espero ter ajudado em alguma coisa. Então valeu e até a próxima!

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