15 de mai. de 2017

Dínamo


Todos os automóveis tem um gerador, sem ele os consumidores do veículo acabaria com a carga da bateria e pouco mais de uma hora. O gerador pode ser um dínamo, que gera corrente continua (CC), ou um alternador que gera corrente alternada (CA), que depois é retificada por uma ponte de diodos disposta em seu interior.
Um alternador pode gerar mais corrente do que um dínamo das mesmas dimensões e assim carregar a bateria quando o motor funciona em marcha lenta, o que constitui uma vantagem em condições de tráfego intenso e permite a utilização de determinados acessórios. Porém, como uma bateria é carregada apenas por uma corrente contínua, o alternador implica a necessidade de um retificador para converter a corrente alternada em contínua.
Dada a dificuldade em retirar corrente do induzido, devido aos seus complexos enrolamentos e em arrefece-lo, a intensidade máxima da corrente do dínamo está limitada a cerca de 30A e a sua velocidade máxima a 9000 RPM para motores cuja rotação máxima seja de 6000 RPM o dínamo terá de dispor de uma polia de razoáveis dimensões, contudo, um gerador que rode a menos de 1200 RPM não produz corrente suficiente para carregar a bateria, assim quando o motor funciona em marcha lenta de 600 a 800 RPM, por exemplo, a bateria não pode ser carregadada por um dínamo.
Em contrapartida, um alternador não apresenta grandes problemas de arrefecimento, já que os seus enrolamentos geradores são fixos. Pode ser calculado para debitar mais de 45A, dado o seu rotor pode girar a mais de 12000 RPM. Assim quando o motor funciona em marcha lenta, o alternador, comandado por uma polia de menores dimensões que a do motor, gira a 1200 RPM - velocidade sificiente para carregar a bateria.
Como Dínamo gera corrente- o Dínamo consiste numa carcaça e dentro dessa carcaça se encontram dois eletroímãs fixos, diametralmente opostos, conhecidos por indutores, formados cada um por uma massa polar e uma bobina indutora. Entre os eletroímãs situa-se o induzido que geralmente contém 28 bobinas independentes. As extremidades de cada bobina estão ligadas a lâminas de cobre que constitui o coletor. O induzido está montado sobre rolamentos e casquilhos e é acionada pela correia da ventoinha. Duas escovas de carvão fixas diametralmente estão continuamente em contato com o coletor.
Quando a corrente passa através dos enrolamentos das bobinas indutoras cria-se um campo magnético. Quando o induzido gira neste campo magnético, gera-se uma corrente nos enrolamentos do induzido. Esta corrente deixa cada bobina através do coletor e dad escovas de carvão em contato com este. Uma escova recebe sempre uma corrente negativa, enquanto a outra recebe corrente positiva, pelo que a corrente gerada é contínua.
Quando o dínamo está carregando uma bateria fraca ou quando estão ligados os faróis e outros elementos de grande consumo elétrico, pode ser necessário mais de 0,5 HP para fazer girar o induzido a velocidade exigida. Se a correia do ventilador estiver frouxa, patinará. Em consequência, o dínamo deixa de gerar a corrente necessária, pelo que a bateria perderá gradualmente a sua carga.

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