21 de abr. de 2017

Tudo sobre o Turbo!



Fala galera meu nome é Rafael, e hoje aqui no blog vou trazer pra vocês um post falando de tudo sobre turbo, em geral desde a marca, preço, etc.

Bom como vocês sabem existem diversas marcas de turbo, as principais que pessoalmente eu mais conheço são as da Garrett e Master Power
















Bom primeiramente antes de qualquer coisa vamos entender como funciona um turbo, e como ele aumenta a potência dos veículos. Acompanhe a explicação olhando para a imagem a baixo.


A carcaça da turbina é conectada ao coletor de escapamento do automóvel, essa conexão é feita na entrada de gases da turbina representada pela parte vermelha na imagem, esses gases entrando por ali fazem girar um rotor conectado a em eixo este eixo liga a carcaça da turbina ( carcaça quente ) a carcaça do compressor, os gases que saem do escapamento fazem esses rotores girarem a uma velocidade média de 150 mil rotações por minuto. essa rotação extremamente alta na carcaça do compressor faz com que o rotor gere pressão, essa pressão vai pela saída do compressor até o coletor de admissão do carro desta maneira forçando o ar a entrar no motor do carro a uma determinada pressão que é regulada no turbo através da chamada válvula de alívio ( ou westegate ), que é conectada no coletor de escape do carro. Enfim a turbina funciona através dos gases do escapamento que gira o rotor na carcaça quente da turbina e um eixo transmite a rotação a uma carcaça do compressor ou carcaça fria que é a mesma coisa gerando pressão para o coletor do carro. Detalhes a parte vamos continuar com o post...

Bom a principio qualquer carro pode ser turbinado a não ser que já saia de fabrica com uma turbina, para turbinar basta apenas encontrar um bom preparador de sua confiança ou se você tem uma noção boa de mecânica você mesmo pode instala-lo e depois levar em um preparador apenas para fazer um ajuste. Mas o que é necessário para colocar um turbo no carro?
1- Faça um orçamento para ter uma ideia de quanto você vai gastar em média.
2- Veja que motor você tem se sua manutenção não é muito cara e se à peças no mercado para ele.
3- Confira se seu motor tem alguma avaria, se está rajando, batendo válvulas ou desregulado ate mesmo desgastado.

Depois disso você pode começar a mexer... Em outro post colocarei em detalhes a instalação do turbo neste apenas falarei sobre o mesmo.

Os turbos podem variar de tamanho e preço conforme sua marca e utilidade pois há turbos específicos para carro de competições, turbos para andar na rua e para ambos. Irei falar das duas marcas principais que citei acima, alguns de seus modelos especificações técnicas, utilização e preço.


Turbina Garrett . 50 .70:











ROTOR TURBINA 59/70MM
ROTOR COMPRESSOR 53/80,3MM
A/R CARCAÇA TURBINA .70
AREA CARCAÇA TURBINA 11.71
BASE CARCAÇA TURBINA T3
A/R CARCAÇA COMPRESSORA .50
AREA CARCAÇA COMPRESSORA 13.82
VALVULADA PRESSAO 1.5BAR
  O PREÇO DESTA TURBINA ESTA NA MÉDIA DE R$ 1500,00 à R$ 2000,00



Turbina Master Power 4449:










Turbo Master Power APL Turbo familia APL rotor frio 42,5mm e quente 49,5mm - aplicação :
- APL .36 ( .42 fria e .36 quente ) para motores de 1600cc
- APL .48 ( .42 fria e .48 quente ) para motores de 1800cc
- APL .63 ( .42 fria e .63 quente ) para motores de 2000cc
O PREÇO DESTA TURBINA ESTA NA MÉDIA R$ 1200,00 À R$ 1400,00



Turbina Garrett Om366 Om352 Mwm 229/6 







Carcaça Fria: .50
Eixo: 74,2mm X 64,57mm
Rotor: 76,2mm X 52,53mm
Carcaça Quente: .84 (Pulsativa)
Wastegate Integrada: Não
Aplicação Original: 
Ford F11000 / F12000 / F13000 / F14000 / 21000
GM D11000 / D13000 / D14000 / D21000 / D22000 / D60 / D70
AGCO MF295 / MF296 / MF296 TR4
Mercedes-Benz com motor 366 e 352
Volkswagen 11130 / 12140 / 13130 / 14140 / 14150 / 22160
O PREÇO DESTA TURBINA ESTA ENTRE R$ 1400,00 À R$ 1700,00


Turbina Master Power 4248








A/R FRIO: .42 (com refluxo)
A/R QUENTE: .48 (pulsativa)
O PREÇO DESTA TURBINA ESTA NA MÉDIA DE R$ 1100,00 À R$ 1300,00

Lembrando que no mercado existem dezenas de outras marcas de turbos e centenas de modelos que variam de preço, tamanho e aplicação. Mais adiante acompanhe no blog um post especificando o que é uma turbina pulsativa e mono fluxo, e tirando suas duvidas que pode ser feitas através do twitter ou da pagina do face. Então galera era isso, obrigado por lerem até aqui e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetado e Publicado por .. Blogger Templates