30 de mar. de 2017

Bateria automotiva. O que é? Geral!


O QUE É:
É um acumulador elétrico, dispositivo eletroquímico capaz de armazenar corrente contínua em forma de energia química e restitui-la quando conectada a circuito consumidor.
A célula de bateria é a unidade mínima do acumulador. Ela é composta por placa positivas e negativas separadas entre si por separadores de celulose PVC ou polietileno. O eletrólito é composto por ácido sulfúrico dissolvido em água.

DENSIDADE:
 É a quantidade de ácido sulfúrico no eletrólito. O peso do eletrólito se compara com o peso de um volume igual ao de água. Quando o eletrólito pesa 1,26 vezes a mais, se diz que tem uma densidade de 1.260 (g/L).

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UMA BATERIA AUTOMOTIVA:
1- Fornecer energia ao motor de partida.
2- Proporcionar energia elétrica aos acessórios.
3- Fornecer energia elétrica aos acessórios durante o funcionamento do veículo, no caso do rendimento do alternador ser superado pelo consumo dos diversos acessórios do veículo.
4- Atuar como estabilizador de voltagem no sistema elétrico. A bateria reduz, suaviza e atrai para si temporariamente altas voltagens que podem danificar outros componentes do sistema elétrico, mas que nesse caso caracteriza a sobrecarga.

COMO RECARREGAR UMA BATERIA:
Deve—se recarregar a bateria quando sua tensão for menor do que 12,4 volts. Antes da carga verifique o nível da solução da bateria caso esteja baixo complete com água destilada ou dionizada.
Para uma carga lenta deve-se aplicar uma carga de 5% a 10% da sua capacidade da amperagem da bateria.
Para uma carga rápida deve-se aplicar uma carga de 30% da sua capacidade de amperagem da bateria.
A temperatura varia e afeta principalmente os componentes internos da bateria. Temperaturas maiores que 55 graus destroem a bateria internamente, caso essa temperatura seja superior no processo baixe imediatamente a corrente.

INDICADOR DE TESTE BATERIAS SEM MANUTENÇÃO:
VERDE – Bateria apita a teste
PRETO – Bateria precisa de recarga

CLARO – Bateria perdeu muita água. Bateria danificada (substituir) – isso se deve ao efeito de sobrecarga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetado e Publicado por .. Blogger Templates