O freio de mão é normalmente aplicado depois do motorista ter parado o automóvel. Pode também ser utilizado como freio de emergência para deter o automóvel, em caso de falha do sistema de freio de pé.
É obrigatório por lei utilizar o freio demão quanto o
veículo estiver estacionado. Negligenciar a regulagem do freio de mão é muito
perigoso, pois faz correr o risco deste falhar, e não conseguir travar um
automóvel estacionado numa subida.
O lento desprender do freio de mão e o suave frouxar do
pedal da embreagem enquanto se calça o acelerador constituem um ponto essencial
na técnica de arranque numa subida.
A alavanca do freio de mão pode atuar sobre um único cabo,
ligado a uma peça articulada em forma de T, para transmitir o esforço com igual
intensidade aos dois freios de traz, ou sobre dois cabos, cada um dos quais
ligado ao freio de trás de cada roda. Quando são utilizados freios de disco nas
rodas traseiras existem por vez dois pares de pastilhas sobre o disco nas rodas
traseiras, sendo um deles acionado hidraulicamente pelo pedal e o outro
mecanicamente por um excêntrico comando pelos cabos do freio de mão.
A alavanca do freio de mão apresenta um dispositivo de
serrilha e é acionada por um botão sob tensão de uma mola permitindo ao
motorista escolher a posição mais adequada da alavanca para obter o aperto
necessário. A alavanca do freio encontra-se a direita do motorista, entre os
dois bancos da frente. Como alternativa, situa-se por vezes sob o painel e com
o seu mecanismo de disparo incorporado ao punho. E ainda em outros projetos
pode se encontra na forma de pedal do lado esquerdo e com mecanismo de disparo
em forma de pequena alavanca encontrada acima do pedal.
Existem alguns veículos em que o pedal se destrava
automaticamente após o engate da transmissão automática, isto se dá graças a um
seletor de vácuo que se encontra na alavanca de engate da transmissão e uma
válvula ativadora de vácuo que faz o destravamento dos dentes.
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