24 de abr. de 2017
Periféricos do turbo
Colocar um turbo num carro não é simplesmente trocar o coletor, colocar a turbina em cima e acelerar, existe diversos acessórios, alguns até obrigatórios que devem ser instalados para que um sistema turbo funcione com perfeição, veremos os principais a seguir.
Válvula de prioridade: Essa válvula é responsável por eliminar o ar que retorna quando a borboleta ou carburador se fecham é essa válvula que faz aquele famoso espirro normalmente ouvido nas trocas de marchas do carro. Ela funciona através de uma mola que com a pressão do ar se desloca abrindo passagem para o ar sair para a atmosfera, quando os carros não tem esta válvula a borboleta ou carburador se fecham quando se tira o pé do acelerador o ar que volta vai contra a direção de giro da turbina e causa o que chamamos de turbo flutter ou simplesmente "contra", diminuindo a vida útil da turbina.
Manômetro de pressão do turbo: Necessário para acompanhar e regular pressão que o turbo está enviando para o motor, podendo saber se está desregulado o turbo desta forma podendo fazer um ajuste mais preciso. No mercado existem dezenas de manômetro de pressão de turbo que vária de tamanha e a pressão marcada por eles e de preços variáveis coloque em seu carro o que você achar que ficará melhor com seu estilo de turbinação.
Hallmeter: É indispensável o uso de um hallmeter em um carro turbo sem ele dificilmente você ir´conseguir saber a situação da mistura de ar e combustível de seu carro, ele é conectado na sonda lambda do carro e através da leitura do sinal informa a você se a mistura do carro está pobre rica ou ideal, mas sua leitura somente é precisa com o motor quente, com o motor frio sua marcação fica oscilando e não marca corretamente, ou seja, sua marcação só vale com o motor quente. Suas cores também ajudam a identificar a mistura, por exemplo, o vermelho é uma mistura pobre com falta de combustível, o amarelo uma mistura rica co excesso de combustível e entre eles tem o verde que seria a mistura ideal com as quantidades corretas de ar e combustível.
Dosador: Está peça é responsável por regular a vasão e pressão do combustível, sem ela dificilmente você irá conseguir regular o motor do seu carro a não ser que tenha uma injeção programável ( fuel tech, pando, injepro... ).
Bom existem alguns outros periféricos na parte de manômetros há vários, pressão de óleo, combustível, temperatura da água ou óleo, pressão do entre vários outro , esses citados a cima são os principais e que servem para dar uma noção do que um carro turbo precisa além da turbina para funcionar bem. Então espero que tenham gostado vale e até a próxima.
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